domingo, 27 de abril de 2008

Um povo que não batizou o azul - Filosofia

"As florestas da Papua-Nova Guiné, na Oceania, são azuis. Pelo menos para os berimnos, povo primitivo que habita o país. Pesquisadores das Universidades de Londres e Surrey, na Inglaterra, descobriram que os berimnos classificam sua cores de modo particular: o verde e o azul por, exemplo, são uma cor só. Eles dão nomes a apenas outras quatro corres, equivalentes ao vermelho, amarelo, branco e preto. Por muitos anos, psicólogos e antropólogos, discutiram se a linguagem humana evoluiu para adequar-se à forma como vemos o mundo ou se a forma como vemos o mundo depende do modo como usamos a linguagem. A descoberta feita em Papua-Nova Guiné sugere que a classificação das cores pode variar segundo a cultura. Estudos com esquimós chegaram a resultado semelhante. Há vários nomes para o branco, equivalentes aos matizes que os esquimós enxergam na neve e no gelo." Revista Época, 22 de março de 1999.



Diante do texto acima, poderíamos dizer que: o conhecimento é expressão pura da relação entre sujeito cognoscente (aquele que conhece) e objeto cognoscível (aquele que é conhecido) ou é dado pela influência da linguagem?

3 comentários:

Anônimo disse...

A solitária é lugar onde fica pessoas que não saberam aproveitar a vida na sociedade e fizeram algo de muito enrrado e não pode ficar na prisão e foram para uma solitária e ficam sozinhos e acabam-se sucidando ,ficando louco ou meloncoliancos.

Anônimo disse...

A solitária é lugar onde fica pessoas que não saberam aproveitar a vida na sociedade e fizeram algo de muito enrrado e não pode ficar na prisão e foram para uma solitária e ficam sozinhos e acabam-se sucidando ,ficando louco ou meloncoliancos.MAYCKON REIS104 V.M.

Anônimo disse...

Eu entendi que a solitária é para pessoa que nao podem conviver com as outra pessoa ou presos e ficam sozinhos numa sala e acabam fazendo barbaridades como:se matando e ficando malucos por isso que é ruim uma solitária...JAQUELINE ROCHA 105 V.M

Participe da Enquete: Qual a origem do Homem?