segunda-feira, 28 de abril de 2008

A Internet provoca realmente isolamento social e problemas psicológicos? - Sociologia

Era uma vez...
Essa história se passa há cerca de 5 mil anos em algum lugar do Oriente Médio.
Vila


Um pequeno vilarejo com 10 ou 12 casas de pedras pardacentas.

As casas estão dispostas em círculos e uma delas, com um grande pórtico, se destaca por seu tamanho.

Casa do Comerciante 1

Comerciante 1

No interior da CASA está o COMERCIANTE 1 sentado numa cadeira talhada em pedra com vários ornatos. Ele tem uns 40 anos e usa uma túnica colorida sobre os ombros. Os cabelos, muito bem penteados, lhe saem de uma espécie de chapéu. Ele parece preocupado.



A seus pés, está sentado o ESCRIBA 1. Sobre as coxas do Escriba 1 há um bloco de argila úmida. Com uma das mãos ele segura um pedaço de madeira do tamanho de um lápis moderno.

Um pouco mais afastado, encontra-se o MENSAGEIRO.

O Comerciante 1 fala enquanto o Escriba 1 faz marcas sobre a argila usando o pedaço de madeira, o estilo.

Depois que o bloco de argila está cheio de marcas em forma de animais e de cunhas, o Comerciante 1 se cala. O Escriba 1 olha com atenção para o bloco de argila durante alguns segundos e fala alguma coisa. O Comerciante 1 faz um aceno concordando. Isso se repete três ou quatro vezes.

Escriba 1

Mensagem

O Comerciante 1 chama o Mensageiro que se aproxima e recebe do Escriba 1 o bloco de argila. O Mensageiro guarda o bloco de argila com muito cuidado em uma espécie de embornal ou bruaca que ele prende às costas e sai.

Mensageiro

Mensageiro em viagem

Meio do deserto. Sol escaldante.

O Mensageiro está montado num enorme animal desajeitado e muito feio a que chamam de CAMELO. Eles estão com pressa, pois têm pela frente uma longa jornada através de uma trilha tortuosa.

Mapa

Depois de muito andar, o animal pára em frente a uma casa enorme, talvez um PALÁCIO. O Mensageiro desce do animal, o entrega ao GUARDADOR DE CAMELOS e entra no palácio subindo por uma imensa escadaria de pedras avermelhadas.

Palácio do Comerciante 2

Interior do palácio

Interior do palácio.

O Mensageiro percorre várias salas vazias.



Finalmente, o Mensageiro chega a uma sala cheia de colunas e com poucos móveis. Ao fundo da sala, está o COMERCIANTE 2. Ele é jovem, tem uns vinte e poucos anos.

(Ele se passa por comerciante mas na verdade é o chefe de uma quadrilha de saqueadores de caravanas e traficantes de ópio. Inteligente e hábil, logo se transformará em um monarca respeitado por todos. Ainda hoje, seus descendentes se orgulham dele.)

O Comerciante 2 está sentado numa grande cadeira cheia de ornatos. Ele tem um ar arrogante e desabusado, está sem camisa e segura um copo de vinho.

Comerciante 2

Sábio
Ao lado dele, de pé, está o SÁBIO CONSELHEIRO um homem muito sagaz, de longas barbas brancas, de olhos brilhantes e perspicazes que observa atentamente tudo o que se passa na sala.

Próximo aos pés do Comerciante 2, está sentado o ESCRIBA 2.

Escriba 2

Mensageiro

O Mensageiro entra na sala, faz uma reverência, entrega o bloco de argila ao Comerciante 2 e se afasta.

Comerciante 2


Comerciante 2

O Comerciante 2 repassa o pedaço de argila ao Escriba 2. O Escriba 2 olha o pedaço de argila por uns instantes e fala alguma coisa para o Comerciante 2. Isso se repete três ou quatro vezes.

Escriba 2

O Comerciante 2 fica a meditar. Parece inquieto com o que acabou de ouvir.

Comerciante 2

Comerciante 2


Passado algum tempo, o Comerciante 2 acena para o Escriba 2 e começa a falar.

Enquanto o Comerciante 2 fala, o Escriba 2 faz marcas em um bloco de argila que ele tem sobre as coxas. Ele usa um pedaço de madeira, o estilo, para fazer as marcas.

Depois que o bloco de argila está cheio de marcas em forma de animais e de cunhas, o Comerciante 2 se cala.

O Escriba 2 olha com atenção para o bloco durante alguns segundos e fala alguma coisa. O Comerciante 2 faz um aceno concordando. Isso se repete três ou quatro vezes.

Escriba 2

Sábio


O Sábio Conselheiro observa cada detalhe do que ocorre na sala.

Ele olha para o Comerciante 2, olha para o Escriba 2, olha para o bloco de argila, balança a cabeça com um ar de desagrado e reprovação e murmura:

— Isso não vai dar certo... Um dia, esses blocos de argila vão provocar isolamento social e problemas psicológicos em muita gente...

Mensagem


De acordo com a fábula, que tipo de entendimento podemos tirar acerca do isolamento social? É somente a Internet o vilão do isolamento social no mundo moderno? Qual a relação da fábula antiga com os modelos contemporâneos de isolamento social?

18 comentários:

Anônimo disse...

quer dizer q a ideia do comercianta2 e do escriba dois e muito errada pra a sociedade isso q eu en tendi fiama 102

Anônimo disse...

o isolamento social já era considerado desde os trmpo antigos, pelo que diz o texto, e não é somente a internent o vilão, mas também vários outros fatores, e a fábula revela que o isolamento social já era uma preocupação da época antiga, e ainda é hoje uma preocupação.
Felipe Gonçalves Vieira 106 VM

Anônimo disse...

Isolamento social é a ausência de contato entre pessoas seja ele direto ou indireto ocorrendo desde o século XX. Pode ser causado por processos sociais ou individuais que ocorreram na infância ou durante a fase de isolamento.
é aquela pessoa que prefere manter longe do vículo social com as pessoas...

marii (# disse...

o isolamento social nao tem somente como vilao a internet porque eu acho que o isolamento tem a ver com preconceito de algumas pessoas que se negam a ajudar as outras. mariana 105 victor meirelles

Anônimo disse...

eu acho que nao eh so a internet que provoca o isolamento social
pois ate um bom livro quando tira a nossa concentracao nos exclue da sociedade,um videogame,um filme.
mas a internet tambem nao fica livre,pois esses dias mesmo eu estava na net quando percebi q a casa estava cheia de gente la fora e eu na net sem falar com ninguem,isso sem duvida foi um isolamento social provocado pela net

gabriel 1 01 fag

Anônimo disse...

eu acho q nao é so a internet q
causa o isolamento social
pois
tem mta gente no mundo com preconceitos,entao essa pessoas q sofrem com o preconceito
acabam se isolando,entao pra mim nao é so a internet,q causa...
ana 105 vm

Anônimo disse...

tmb axo q nao é só a internete q provoca o isolamento social
e sim tmb
todas as pessoa q renegam a ajuda das outras!
Priscila Furtado!
105 VM

Anônimo disse...

que o isolamento social nao é
causado apenas pela internete mas uma boa parte dele
é por ela sim!
como a disconcentração de muitas pessoa!

Jonatan da Rosa
105 VM

Anônimo disse...

Isolamento social é a ausência de contados entre pessoas seja ele direito ou indireito.
Pode ser causado por processos sociais ou individuais que ocorrem na infância ou durante a fase de isolamento.
As atitudes sociais são aquelas que envolvem preconceito religioso,sexual,racial,cultural. e entre outros,normalmente o isolamento de causa individual ocorre em pessoas com dificuldades em se relacionar....

Laryssa 106 VM!!!

Anônimo disse...

Que isolamento social é perder o contato pessoal com outras pessoas. No caso da fabula o comerciante se comunicava através do mensageiro, é como hoje... Sabe? Hoje nos temos a internet que nos proporciona fazer varias coisas entre elas: compra e venda pagamentos, etc. Tudo isso sem sair de casa causando assim a falta de interagir com outras pessoas isso é ruim porque para a sociologia a comunicação é um ponto principal. No caso do comerciante opcional e no nosso caso também. Não é só a internet que causa ela causa sim mais temos que olhar para as diferenças e tipos de isolamentos temos o isolamento induzido, que seria uma pessoa levando a outra ao isolamento essa é uma dentre varias formas, neste caso o isolamento é opcional do individuo.vale lembra que hoje elementos como um bom livro, videogame,etc tmbm podem causar isolamento.

Rafael Batista,Fag, 1° 01.matutino.

Anônimo disse...

(CORREÇÃO) O isolamento social é perder o contato pessoal com outras pessoas. No caso da fábula o comerciante se comunicava através do mensageiro, é como hoje... Sabe? Hoje nós temos a internet que nos proporciona fazer várias coisas entre elas: comprar, vender, pagar, etc. Tudo isso sem sair de casa, causando assim a falta de interação com outras pessoas, isso é ruim porque para a sociologia a comunicação entre as pessoas é o ponto principal. No caso do comerciante 1 é opcional e no nosso caso também. Não é só a internet que causa isolamento. Temos que olhar para os diferentes tipos de isolamentos como: o isolamento induzido, que seria uma pessoa levando a outra ao isolamento, essa é uma dentre as varias formas de isolamento. Neste caso o isolamento é opcional do individuo.

Rafael Batista,Fag, 1° 01.matutino.

Anônimo disse...

Isolamento social é uma perda de contato entre as pessoas.È quando uma pessoa prefere se afastar do convivio com a sociedade.Muitas vezes esse isolamento é provocado pela internet, onde deixamos, de interagir com as pessoas, para nos comunicarmos pelos recados e mensagens ..!!

ANA SABRINA SCHULTZ

FAG
1° ANO 01
MATUTINO

Anônimo disse...

Eu acho que o isolamento social nao tem somente como vilao a internet , pois tem pessoas que negam ajudar os outros ,por que elas tem preconceito.é por isso que as pessoas acabam se isolando.

André Felipe 105 VM

Anônimo disse...

Eu tbm acho que não é só na internet que tem isolamento social,mais sim na nossa vida atualmente...tipo:pessoas que não aceitam a ajuda de outra ou pessoas que se negam a ajudar...


Alessandra 106 VM!!!

Anônimo disse...

bem a internet causa sim isolamento social se não usada de maneira correta o comerciante 1 perdeu de interagir com o com.2 por propria vontade... e como meus outros colegas assima colocaram hoje não é só a internet mas um bom livro, vide game ,etc tmbm podm causar isolamento....


williana.FAG.1°01

Anônimo disse...

Isolamento social é se afastar das pessoas(da sociedade)...Há várias formas de isolamento social, por exemplo, isolamento espacial..

Na fábula o comerciante usa o mensageiro para se comunicar com a sociedade, assim somos nós, utilizamos a tecnologia para nos comunicarmos com as pessoas. Mesmo assim a internet não pode ser considerada o vilão do isolamento social, é só saber como usa-la e saber aproveitar tudo de bom que ela nos disponibiliza.

Ana Luisa Martins 105 V.M

Anônimo disse...

ACHO Q NÃO PQ É UM MEIO DE SE COMUNICAR NÃO TEM OQ SE ISOLAR.JENIFFER THAYZE MAFRA V.M 105.

Anônimo disse...

di novu otro komentariu mais naun danada!!!axu qw sin a internet pode provoka un isolamento social!!!!pois q pessoa fika somente kom a makina!!!naun ten kontato kon as pessoas se tornando sim un isolamento!!!!so naun vai se torna un isolamento se souber usar de un jeitu moderadu!!1flw

aluno:Cezar Augusto da Silva
série:1º ano 02 II
escola:F.A.G.

Participe da Enquete: Qual a origem do Homem?