segunda-feira, 28 de abril de 2008

O que é Liberdade? - Filosofia


Será que...

- liberdade é repudiar a sociedade em que vivemos porque andamos amarrados a leis, regras e regulamentos que sufocam esta liberdade?
- liberdade só existe quando o indivíduo consegue livrar-se das restrições que a sociedade nos impõe?
- somos todos escravos da sociedade de consumo?

Há pessoas que na sua ânsia de experimentar uma liberdade genuína, se lançam numa louca procura de toda a espécie de prazer, porque, dizem, só assim é que se sentem realizadas.

Mas a resposta não está no prazer, como muitos jovens já estão a descobrir, e constatamos que estes ainda continuem insatisfeitos. Pior ainda é o que acontece quando alguém fica escravizado pelas próprias coisas que ele pensava iam trazer-lhe a liberdade. Eis o caso de milhares de jovens que, na sua revolta contra a sociedade, pensam encontrar na droga, no sexo e no prazer a sua libertação, só para descobrirem, no entanto, frustração. Acabam por descobrir, afinal, que essa "liberdade" não passa de um sonho.

Muitas pessoas gabam-se da sua liberdade. Gostam de dizer que estão livres para fazer o que lhes apetece. Vão para onde querem, e para onde não querem não vão. Não querem estar amarradas a nada, nem esposa, nem família, nem filhos, e afirmam que nem Deus pode amarrá-las. Estas pessoas são ultra-egoístas.

A realidade é que, por mais que se fale em liberdade, os homens não são livres. Jesus afirmou isto quando, uma vez, ofereceu a liberdade aos homens do seu tempo. Ele disse: “Conhecerão a verdade e ela os fará homens livres”; isto porque é a própria verdade que liberta.

A verdade do qual Jesus referiu é esta: somos escravos de vícios, preconceitos e pecados e precisamos dum libertador.

Mas o que é verdadeira liberdade?

Liberdade é:

- ser perdoado do passado;

- ser livre do sentido da culpa;

- ter o poder para escolher e fazer coisas certas;

- ter auto-domínio;

- ter a capacidade de perdoar e amar os outros;

- não ser escravizado por nada;

- ter a paz de Deus.


Texto extraído do site http://vida-radical.com



Analisando o texto sobre liberdade, quais os pontos de concordância e/ou discordância que podem ser sublinhados? Podemos conceituar liberdade da forma como o texto a classifica?


8 comentários:

Anônimo disse...

Jesus disse: “Conhecerão a verdade e ela os fará homens livres”;

No meu ponto de vista esta frase resumi todo e qualquer conceito de liberdade. Para mim liberdade é fazemos nossas escolhas com consciência, pensar em nossos atos e as conseqüência que eles iram causar!

Concordo na parte que fala que os jovens estão idealizando uma forma de liberdade, e buscando caminhos errados para expressa-la. Devemos saber que regras e leis foram criadas para manter nossa sociedade organizada e para proporcionar um bem estar para todos e como cidadãos devemos respeitar e se conscientizar disto.

Discordo da parte que fala "os homens não são livres". Na minha concepção todos somos livres quando saber medir nossos atos a nosso favor e a favor da sociedade de maneira correta. Perdemos nossa liberdade no momento em que extrapolamos ou prejudicamos alguém ou nós mesmos com nossos atos.

Aluna: Tairine Nunes Simas
Escola: Laureano Pacheco, B.C
Turma: 302 matutino

Anônimo disse...

No ponto de vista liberdade,é onde podemos fazer escolhas proprias,liberdade de pensarmos e e falarmos e sem ser precionados.Termos liberdade de ir e vir.
E poder fazer escolhas que não seja prejudicial ao prócimo e a nós mesmos , para que nossa sociedade seja o mais organizada o possivel, para isso obedecenso leis.
O homem sempre se fez prisioneiro de angústias, medos, culpas, solidão, impossibilidade de agir, padrões pré determinados, doutrinas, normas, etc. Pode então libertar-se buscando o autoconhecimento e realizando-se. Tornando-se responsável por suas escolhas.
Liberdade não é uma alguma coisa dada , você a concegue a partir de seus atos e escolhas.
o indivíduo só é livre a partir do momento que a sociedade não lhe impõe nenhum limite injusto ou desnecessário.

Aluna: Raquel Dutra Borges
Turma: 302 matutino
ESCOLA:Laureano Pacheco, B.C

Unknown disse...

Na minha opinião, liberdade é algo falso que não existe realmente, é algo inventado, feito pra confortar o ser humano de que podemos "ser livres".
Sempre existirão limites impostos por toda uma sociedade, por alguém ou algo, mesmo dentro de nós.
Somos prisioneiros de nós mesmos, sempre faltará alguma coisa pra termos esse sentimento e é isso que faz a diferença,esse "gostinho" de correr atras da nossa libertação.
A MINHA liberdade está nas minhas realizações, nos meus objetivos concluídos e alcançados, não em sair desrespeitando leis e pessoas.
Isso é o que me fará livre, eu digo a minha pessoa. O que é liberdade pra mim, pode não ser liberdade pra ti, pra ele, pra ela...
Cada um tem a sua forma de ver as coisas, de correr atrás daquilo que acha que vai o tornar livre e feliz


Valeu Profi :B


Robson Rodrigues
301
Laureano pacheco.

Unknown disse...

eu como fui cristáo por 15 anos náo comcordo com nada q diz nesse comentario.acredito q cada vez a humanidade está mas cega.posso dar uma opiniáo mas quen sou eu pa disgutir com 1 professor.estamos no utimo livro da bliblia.repare q á 50 ános atrás o amor erra forte, mas hoje ele morreu em quase todos.tudo q diz a bliblia tem semtido,mas o restoé apenas resto.obrigada...

Anônimo disse...

Na minha opinião liberdade é poder fazer aquilo que se quer, ser livre sem dá explicações, é ser feliz, aproveitar a vida da melhor forma possível, é não ter limites mas fazer as coisas sem prejudicar o próximo, ter consciência, seguir o caminho certo, é ser você mesma independente do que as pessoas irão falar, é tbm expor idéias e opiniões! :)

Aluna: Luana da Silva.
Série: 3º ano 301.
Laureano Pacheco.

Anônimo disse...

Na vedade muitas pessoas procuram se libertar de pessoas, governos , leis e etc. Mais na realidade elas tem que se libertar delas mesmas.As leis claro que existem, mais nao tiram a liberdade de ninguem.Se uma pessoa esta pressa é por que ela fez algo de errado contra o governo e tambem esta pressa em seus sentimentos.Eu me considero uma pessoa livre,nao vivo de magoas do passado , nao sou pressa por vicios ou algo parecido...Jesus ja me libertou agora ajudo as outras pessoas a se libertar.
Entao minha opinião é que a verdadeira liberdade é dentro da pessoa..quando se libertar de seus pensamentos errados e etc...eu só encontrei a verdadeira liberdade em Jesus \o/

Anônimo disse...

"A minha liberdade vai até onde vai a liberdade do outro"...

Nós vivemos em uma sociedade organizada ou pelo menos é o nosso objetivo que ela seja, vivemos em uma democracia, não vivemos em uma Anarquia ou seja temos que nos respeitar, cumprir as leis, e aceitar as regras, cada pessoa não pode fazer o que quiser, uma pessoa não pode entrar na casa da outra sem mais nem menos, comer da sua comida e vestir suas roupas, temos que respeitar o direito dos demais, direito a privacidade, respeitar os limites, não invadir o espaço da pessoa alheia; temos que medir nossas atitudes, respeitar a liberdade dos outros, a liberdade de estar em sua própria casa e ela não ser invadida por um estranho, cada pessoa conquista as suas 'coisas', com seu dinheiro e seu esforço próprio, não é de direito e liberdade de ninguém tomar as nossas coisas, nossos bens materiais, nossas idéias, etc.
Nós temos que prezar nossa liberdade sim, mas de forma que esta não roube a liberdade do próximo, é necessário respeito, bom senso,bons modos e cautela. O mundo não é só seu, ninguém é dono de tudo, nós dividimos um espaço, somos todos cidadãos de uma mesma sociedade, respeitar o direito do outro não é falta de liberdade.

Anônimo disse...

A maior liberdade ao meu ver é podermos expressar nossos sentimentos, medos, dúvidas, insseguranças e tudo o que corresponde a nossa personalidade única a excluida, nos adaptarmos a vida em sociedade não é falta de liberdade, respeitar as regras, as leis é correto, estamos assim criando uma sociedade organizada. Porém muitas vezes temos que mudar nossos pensamentos, atitudes, trocarmos nossa personalidade para as pessoas nos verem de outra maneira "melhor", querendo ou não limitamos nosso liberdade interna, nosso 'eu' quer ser livre mas nosso conceito de "bom senso" de " ser correto e buscar a perfeição" nos transforma em fantoches de nós mesmos.

Participe da Enquete: Qual a origem do Homem?