quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Mudanças a partir de um gestor!

Baseado no texto de José Manuel Moran





O texto faz uma análise da importância de um gestor na criação de uma identidade para a escola, além do dinamismo e da motivação que a mesma deva possuir. Umas das questões abordadas é exatamente o por que das escolas serem tão diferentes se possuem recursos aproximados.


Para Moran, a escola diferenciada passa necessariamente pelas mãos de um bom gestor. Neste sentido, o mesmo afirma que nas escolas existem professores excelentes, porém muitos são maus gestores. Através de sua experiência por várias escolas do Brasil, ele tem percebido que mesmo nas escolas mais simples e com poucos recursos, o clima de cordialidade entre os membros do corpo discente e dos funcionários tem sido louvável. Segundo Moran, isto se deve principalmente pela figura do diretor, visto que o mesmo cativa e une toda a comunidade, e, se o diretor estiver motivado ele transformará a escola.


Tem se percebido, também, uma grande rotatividade entre os funcionários das escolas. Há uma falta demasiada entre professores e diretores, e os mesmos acabam não ficando mais que um ano em suas funções. Neste sentido, segundo o autor, não são punidos aqueles que atrapalham o processo e nem se premia aqueles que levam a escola ao progresso. Desta forma, a escola acaba sendo considerada tanto por professores quanto por alunos como um espaço enfadonho e desacreditado de sua função social.


A participação social, com suas várias instituições, é importante neste processo de mudança. O gestor, com um plano de ação traçado, deve motivar a todos (comunidade escolar e de pais e amigos), para que através da participação juntamente com divulgação nos vários meios de comunicação, sua ação seja eficaz e atinja as pretensões para as devidas transformações dentro do espaço escolar e social. Estas mudanças implicarão, acima de tudo, trocas de experiência, afetividade e motivação que culminarão sempre em novos conhecimentos. Desta forma, o gestor comprometido possibilitará que o processo possibilitará que o processo de ensino-aprendizagem leve cada um a acreditar em si mesmo.


Segundo o sociólogo Boudewijn, se, na escola, os diretores e professores não se mexerem, nada acontecerá. De fato, muito se acredita que as mudanças se dão na cooperação entre todos os membros, sempre seguidas de um plano de ação, de uma diretriz, acima de tudo baseada na realidade da comunidade escolar e destacada no seu projeto pedagógico.

Nenhum comentário:

Participe da Enquete: Qual a origem do Homem?